domingo, 27 de outubro de 2013

CIRCUITO NACIONAL DE CORRIDA DO CARTEIRO - ETAPA SÃO PAULO



E o tão aguardado, pelo menos por mim, Circuito Nacional de Corrida do Carteiro chegou a São Paulo, ou no caso, em Osasco. No ano passado ela foi realizada poucos dias depois de eu começar a correr e desde então estou no aguardo da realização dessa corrida. Demorou mas chegou.
 

 
A entrega do kit, contendo camisa, número de peito e chip, aconteceu na quinta, sexta e sábado no prédio central dos Correios, na Vila Leopoldina. Pelo menos uma vez não precisei me deslocar pela cidade para retirar o kit. De tão perto que era, pude ir a pé. O horário, das 08 as 18 hs facilitou para todos também.
 

 
A concentração e largada aconteceu em frente a Prefeitura de Osasco, na Avenida Bussocaba. O domingo amanheceu com o tempo nublado. 40 minuto antes da largada chegou a ter um chuvisco. Logo após alargada também. Estava até meio frio mas nada que assustasse os corredores.  Da metade pro final o sol saiu e  aí o tempo esquentou de vez.
 

 
Cerca 2 mil inscritos, entre funcionários dos Correios e corredores em geral. A inscrição custava duas latas de leite em pó ou dez quilos de arroz. Foi divulgado na inscrição que a prova seria de 10km mas antes da largada o locutor informou que o percurso seria de pouco mais de 8km. No meu gps, 8.640. Aconteceu também uma caminhada de 4km.
 

 
A largada aconteceu pouco após a 08:00 na Avenida Bussocaba, depois acessando a Avenida Prefeito Hirant Sanazar(que é continuação da Avenida Bussocaba), retornado até chegar na Avenida Bussocaba, em frente a prefeitura e depois dar mais uma volta no percurso.
 

 
Percurso quase que totalmente plano, excetuando-se o trecho antes do retorno(leve subida) e após o retorno(leve descida) da Avenida Prefeito Hirant Sanazar. Pontos de água a cada dois quilômetros. Meu tempo foi de 39 minutos e 56 segundos. Levando-se em conta que além do 8km ainda teve mis 640 metros, achei muito bom.
 

 
Depois da prova vários pontos para a entrega da medalha, além do kit contendo barra de cereal, maçã e isotônico. Quase nenhum fila também para a entrega dos pertences no guarda-volumes. Pode-se dizer que a organização foi impecável. O único senão só em relação ao tamanho do percurso divulgado e o que foi aferido. 











domingo, 20 de outubro de 2013

ETAPA SÃO PAULO DO CIRCUITO SESI DE CORRIDA DE RUA


Depois de São José dos Campos, São Bernardo do Campo e Jundiaí, nesse domingo chegou a vez da capital receber mais uma prova do Circuito Sesi de Corrida de Rua. A concentração e largada se deu na Praça Charles Muller, em frente ao estádio do Pacaembu. Segunda vez que participo dessa prova. Aliás, esse ano só não participei da primeira etapa, em São José dos Campos.



Como nas etapas anteriores, a retirada do kit com número de peito, chip e camiseta começou na quinta-feira no prédio da FIESP. Nas etapas do interior, na sexta e no sábado o kit era retirado no local da prova mas como essa prova é aqui na capital mesmo, o kit pôde ser retirado na FIESP. Li alguns relatos que na hora do almoço houve filas. Quando eu retirei, depois do almoço, não tinha nenhuma fila.



Depois de uma semana com o tempo totalmente instável, o dia amanheceu com uma temperatura amena porém com o dia bem nublado e com cerração. Permaneceu nublado durante toda a prova. A temperatura  estava agradável para correr. Com o inicio do horário de verão desconta-se uma hora. Largada as 07:45 hs com temperatura de 06:45 hs.



Antes da largada da corrida de 10km aconteceu a largada da caminhada e da corrida de 5km, as 07:00 hs. Muitas pessoas não se atentaram a esse fato e acabaram largando, tanto para a caminhada como para acorrida de 5Km, junto com o pessoal que correu os 10km. Segundo o locutor do evento, foram 6 mil inscritos para as três provas.



A largada dos 10km aconteceu com 10 minutos de atraso, as 07:55. Postos de distribuição de água a cada 2 km. No final meu tempo foi 50 minutos e 44 segundos. No comparativo com o ano passado meu tempo aumentou 1 minuto. Durante todo o percurso fui cruzando com os amigos. Dessa vez encontrei o corintiano Edson Rubio que não via desde a corrida de Itaquera, o Vagner Marques correndo junto com a Claudia Schaefer e a Bia e o sãopaulino Aroldo.



Depois da prova, a entrega do kit com medalha, maçã e isotônico e a retirada dos pertences no guarda-volumes quase sem filas, pelo menos assim que cheguei porém ainda havia muitas pessoas chegando quando estava indo embora. Aí é capaz que algumas filas tenham se formado. Antes, durante e após a chegada houve serviço de massagem para os corredores.











domingo, 13 de outubro de 2013

CIRCUITO DA LONGEVIDADE - ETAPA SÃO PAULO


Depois de passar por várias cidades, aconteceu nesse domingo o Circuito da Longevidade Bradesco Seguros, no Parque da Independência, no Ipiranga. Depois de alguns dias parecendo inverno finalmente o tempo esquentou com o sol se fazendo presente o tempo todo.


 
O Parque da Independência abriga o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, a Casa do Grito além do Monumento à Independência, uma estátua em homenagem ao “grito do Ipiranga”, de autoria do italiano Ettore Ximenez. Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local. O parque é tombado pelo CONDEPHAAT e é administrado pela prefeitura de São Paulo, exceto o Museu Paulista, que é administrado pela USP.


 
A entrega do kit aconteceu no sábado no lugar da corrida. Como no ano passado, excelente organização. Muitas pessoas para atender, fazendo com que praticamente não houvesse fila. Por ser uma corrida barata, num lugar quase central e com preços acessíveis faz com que muitas pessoas se interessem as inscrições se encerrem rapidamente.


 
Muitos amigos corredores se fizeram presentes, como Claudia Schaefer, Bia, O corretor Corredor, Sydneia Marques, Vagner Marques, Célia Regina Ribeiro, Fabio Toschi e a Keila da equipe da Guarda Municipal, que tive o prazer de conhecer hoje.  



A largada, em ondas, aconteceu por volta das 07:30 hs. Largada difícil por ser em subida. Saindo da Praça do Monumento, Rua dos Patriotas, Rua Bom Pastor, Rua Tabor, Avenida D. Pedro I, retorno pela D. Pedro I, Avenida Nazaré e chegada no Parque da Independência, onde foram dadas algumas voltas até a chegada, no mesmo ponto onde foi dada a largada.


 
Depois do grande esforço que foi os 25K da Maratona de SP nada mais natural que não forçar muito, principalmente porque as dores ainda se fazem presente. Meu tempo foi de 29 minutos e 42 segundos, um pouco acima do ano passado.


 
Água em três pontos e na chegada também, onde foram distribuídas frutas e isotônico e a bonita medalha. No guarda-volumes nenhuma fila, tanto para guardar como para retirar os pertences. Havia também avaliação física e massagem para os corredores. Após a corrida aconteceu a caminhada de 3 KM, da qual muitos corredores acabaram participando também.