domingo, 30 de março de 2014

5ª CORRIDA 15KM DE BARUERI


 
Neste domingo que amanheceu com o sol entre nuvens aconteceu a 5ª edição da Corrida 15 km de Barueri em comemoração ao aniversário da cidade que aconteceu na última quarta-feira, dia 26 de março. Corrida que estava inscrito no ano passado mas que não pude participar devido a uma dor abdominal muito forte que me levou ao hospital bem no dia da corrida.





A concentração e retirada do kit com número de peito, camiseta e chip descartável aconteceu às 07:00 hs em frente ao Ginásio José Corrêa, na Avenida Guilherme P. Guglielmo, 1000, no centro de Barueri. Toda a infra-estrutura (banheiros, guarda-volumes, posto médico) da corrida foi montada ali. Também teve uma área de recreação para as crianças se divertirem com monitores.


 
Barueri fica distante 26 kms da capital. Sua população está estimada em 240 mil pessoas segundo o censo de 2010. Pertencia ao município de Santana de Parnaíba e virou município após sansão do Governador Adhemar de Barros em 1948. Em 26 de março de 1949 foi instalado o Governo Municipal de Barueri. Faz divisa com os municípios de Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba.

 



As 07:55 hs aconteceu a largada das pessoas portadoras de deficiência física. Pouco depois das 08:00 hs aconteceu a largada compartilhada da corrida de 15Km, que largaram à esquerda e da corrida de 5Km, que largaram à direita. A pista foi separada em duas e cada corrida teve o seu percurso.  Depois disso houve a largada para os caminhantes, que fizeram o mesmo percurso da corrida de 5Km.
 

 
O percurso de 15,3 Km saiu da Avenida Guilherme P. Guglielmo (ida e volta), Avenida Marginal Esquerda, Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, Avenida Bariloche (ida e volta), retornando até a Avenida Marginal Esquerda, Rua Claudino de Oliveira Pessoa (ida e volta), retornando novamente a Avenida Marginal Esquerda até a chegada no Ginásio José Correa.



Percurso praticamente plano com alguns trechos de subida e descida, na ida e na volta. O ponto crítico das corridas em Barueri é a estação de tratamento de esgoto, localizada ao lado da Avenida Marginal, com um cheiro de esgoto muito forte. Meu tempo foi de 1 hora, 16 minutos e 16 segundo, muito bom se comparado com a outra corrida de 15Km, a Sargento Gonzaguinha, em dezembro de 2012, com tempo de 1 hora e 20 minutos.


 

Depois da prova foi entregue um kit com sacolinha de treino, um boné, maçã, barrinha de cereal, isotônico e a medalha. Tempo para fotos e bate-papo com amigos. Dessa vez estavam lá o corintiano Edson Rubio, o Corretor Corredor, a Sydnea Augusto, o Sidnei Falaschi e o Vagner Marques, que cruzou a linha de chegada junto comigo.

 



Marcou presença também o Tetracampeão em 1994 e Secretário de Esportes de Barueri, o ex-jogador Paulo Sérgio, que jogou no Corinthians de 1990 a 1994.
 
 

 



 

domingo, 23 de março de 2014

CAMINHADA NOS PARQUES - FUNDAÇÃO SERGIO CONTENTE


Um misto de corrida e caminhada. Assim foi a Caminhada nos Parques promovida pela Fundação Sergio Contente, realizada no sábado nos Parque dos Trabalhadores, antigo CERET, no Tatuapé. Caminhada com o intuito de integrar as pessoas da terceira idade com os corredores. Uma excelente ideia, que foi boa para os vovôs e vovós e também para nós corredores.



A Fundação Sergio Contente foi autorizada a funcionar no final de 2007 e atende tanto jovens carentes que buscam a sua inserção no mercado de trabalho através da qualificação profissional quanto as pessoas da terceira idade com a inclusão digital. Alem da unidade do Tatuapé, atende também nos bairros da Penha e da Moóca.



As inscrições se esgotaram rapidamente para as duas caminhadas marcadas. Uma para as 08:30 hs e outra para as 10:00 hs. A entrega do kit, com camiseta e squeeze, aconteceu na semana anterior, nos dias 13, 14 e 15(quinta, sexta e sábado) na sede da fundação no bairro do Tatuapé.



A concentração começou por volta das 07:00 horas. Sábado bonito, temperatura agradável sem a presença do sol. Dia ideal para a prática de esportes, principalmente para os idosos. Cerca de mil pessoas estiveram presentes e participaram. Alguns resolveram correr e outros acompanharam os idosos na caminhada. Participar de um evento com eles foi muito agradável.



Percurso pelas alamedas do Pet em duas voltas que totalizou 3,5 kms em cerca de 35 minutos. Alguns fizeram mais, outros menos. No final, todos os participantes receberam um kit-lanche contendo uma banana, uma maçã e bolachas, além da medalha de participação.



Além do evento em si que é muito bom, encontrar e reencontrar os amigos é muito bom. Dessa vez estavam presentes o Corretor Corredor, a Sydnea Augusto, o seu Dudu Valente e o corintiano Edson Rubio com  a esposa e sua linda filha, a Ana Carolina que vai fazer 1 aninho...Parabéns a ela e ao papai!!!













domingo, 16 de março de 2014

CIRCUITO SESC DE CORRIDA DE RUA - ETAPA DE PARANAPIACABA


Domingo foi mais um dia para se acordar cedinho e atravessar a cidade para participar em Paranapiacaba da primeira etapa do circuito Sesc de Corrida de Rua. Tempo seco e temperatura agradável. Lugar muito bonito com clima londrino. Além da corrida rústica também houve uma caminhada.


 
Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André. Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa. Fica distante cerca de 50 km de São Paulo.Faz divisa com Mogi das Cruzes ao norte, Santos ao sul, Mogi das Cruzes e Santos a leste e Cubatão a oeste. Seu principal acesso é pela rodovia SP 122.


 
A inscrição para essa prova foi um capitulo a parte. As inscrições começaram no dia 6 de março e em poucos minutos já estavam encerradas. Segundo informações do Sesc, a empresa contratada não conseguiu dar conta das inscrições. Os dias foram se passando e alguns lotes foram disponibilizados mas houve muitas reclamações por que as pessoas não conseguiam efetuar a inscrição. O último lote foi aberto no dia 12 e se esgotou em menos de 2 horas.

 
 
 

A retirada do kit, com camiseta, número de peito, chip descartável aconteceu na unidade de Santo André, no sábado. Além da retirada do kit também aconteceu diversas atividades gratuitas para os inscritos como massagem reflexiva, teste de pisada, teste de velocidade, teste de glicemia capilar, avaliação da pressão arterial, além de várias atividades físicas durante todo o dia com os professores do Sesc.



Chegar em Paranapiacaba foi um desafio. Acordar as 05:20 hs, sair de casa as 05:50 hs. foi só a primeira parte. As 06:20 já estava na estação do Brás. Meia hora aguardando os parceiros e assim que chegaram começou a nova etapa. Pegar trem até Rio Grande da Serra. Chegando lá já passava das 08:00 hs. Lá, mais um ônibus até Paranapiacaba, onde chegamos por volta das 08:40 hs.



A largada aconteceu as 09 horas, saindo da Praça do Antigo Mercado e passando por ruas e ladeiras do centro histórico do distrito, com vários tipos de pisadas como asfalto, grama, cascalho e paralelepípedo. No pacote, duas subidas acentuadíssimas que fizeram até os mais bem preparados sofrer. O percurso da corrida foi de 6km e da caminhada de 3km. Meu tempo foi 32 minutos 36 segundos.


 
Após a prova, um kit com lanche e a medalha. Hora de um bom papo com os colegas de corrida. Dessa, além do Vagner Marques e da Greice Stos, que foram comigo nessa saga, encontrei mais uma vez o Osmar Macias, o corintiano Edson Rubio e o Seo Dudu Valente. E antes de ir embora, uma parada para uma torta e um choconhaque.