domingo, 25 de janeiro de 2015

PEDALADA DE ANIVERSÁRIO DE 461 ANOS DE SÃO PAULO


Aconteceu nesse domingo quente e ensolarado, com temperatura na casa dos 27°, a Pedalada de Aniversário de São Paulo em comemoração aos 461 anos da nossa capital. Foi organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e contou com cerca de cinco mil inscritos.



Este passeio substitui o World Bike Tour, que no ano passado apresentou muitos problemas com a entrega das bicicletas, muitas delas foram entregues faltando peças e gerando muitas reclamações entre os oito mil inscritos e inclusive teve sua data alterada, passando do dia 25 de janeiro para o dia 2 de fevereiro.



As inscrições foram feitas pela internet e os inscritos tiveram direito a um kit com camiseta, número de peito e uma garrafa de refrigerante. A retirada do kit aconteceu no Centro Esportivo Tietê, antigo Clube de Regatas Tietê na véspera do evento, no dia 24/01/2015, entre as 9 hs e 16 hs. Cheguei por volta das 8 hs e já havia 12 pessoas na minha frente. Quando começou a entre as 9 hs, já tinha quase cem pessoas na fila.



A concentração foi em frente ao Masp, na Avenida Paulista. Por volta das 7 horas, os ciclistas começaram a chegar e pouco depois das 8 hs aconteceu a largada. Saindo da Paulista passou pela Avenida Dr. Arnaldo, Avenida Sumaré, Avenida Antártica, Avenida Marques de São Vicente, Avenida Pacaembu, Ponte da Casa Verde, Avenida Olavo Fontoura, Ponte das Bandeiras, Avenida Santos Dumont e parada no Centro Esportivo e de Lazer Tietê.



Depois de uma parada de uns 15 minutos para tomar água, continuamos pela Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes, Rua Brigadeiro Tobias, Avenida Senador Queiros, Avenida Cásper Libero e chegada ao Vale do Anhangabaú para dispersão e hidratação, totalizando cerca de 16 km em cerca de 2 horas e 20 minutos.




Passeio super divertido e melhor ainda quando compartilhado com os amigos. Tive o prazer de pedalar ao lados amigos Michel Guimarães e João Francisco. Entre os pontos turísticos que passamos podemos citar o Masp, Memorial da América Latina, Sambódromo e a Pinacoteca do Estado. 


















quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CALENDÁRIO DO CIRCUITO POPULAR DE CORRIDAS DE RUA 2015

ABAIXO AS DATAS PARA AS ETAPAS DO CIRCUITO POPULAR DE CORRIDAS DE RUA 2015:
Calendário:



1º Semestre
01/02 - Etapa de Pirituba
01/03 - Etapa de Vila Prudente - Sapopemba
08/03 - Etapa da Mooca
29/03 - Etapa do Campo Limpo
12/04 - Etapa da Vila Maria
19/04 - Etapa da Cidade Tiradentes
24/05 - Etapa de Guaianases
31/05 - Etapa de Parelheiros
14/06 - Etapa de Santana
21/06 - Etapa da Cidade Ademar


2º Semestre
05/07 - Etapa de Santo Amaro - Socorro
09/07 -  Etapa da Casa Verde - Freguesia do Ó
19/07  - Etapa da Penha - Ermelino Matarazzo
26/07 - Etapa da Lapa
09/08 - Etapa de Pinheiros - Butantã
16/08 - Etapa do Jabaquara - Ipiranga
13/09 - Etapa do Jaçanã
20/09 -  Etapa da Sé - Vila Mariana
27/09 - Etapa da Vila São Francisco
27/09 - Etapa de Aricanduva
04/10 - Etapa de Perus
18/10 - Etapa de Itaquera
08/11 - Etapa de São Miguel - Itaim Paulista
13/12 - Etapa de São Mateus
20/12 - Etapa do Parque dos Principes
20/12 - Etapa do M' Boi Mirim

Fonte: Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo

domingo, 18 de janeiro de 2015

23ª CORRIDA DE SÃO SEBASTIÃO DE CAJAMAR

 
Terceiro domingo de janeiro com temperatura próxima aos 30° logo pela manhã. Como diria meu pai, um sol pra cada um. E foi assim que disputei minha primeira corrida em 2015. A 23ª Corrida de São Sebastião, padroeiro da cidade de Cajamar que fica a cerca de 38 km da capital. Segundo ano consecutivo que disputo essa prova.
 

 
Corrida simples e sem kit. Apenas o número de peito e chip não descartável. Foram cerca de 250 inscritos na Diretoria de Esportes e mais alguns que conseguiram fazer inscrição na hora. A retirada do chip e do número de peito aconteceu antes da corrida no Ginásio de Esportes Prefeito Manoel Alvares, em Jordanésia, local da largada.
 

 
A mesma bagunça organizada do ano anterior. Quando começa a entrega cada pessoa da organização passa uma informação. São nove mesas e os corredores vão passando de mesa em mesa para saber se é naquela mesa que ele tem que ser atendido e quando a bagunça parece instaurada vem a voz do locutor informando que cada mesa se refere a uma categoria. Aos poucos as coisas vão se acertando e conforme as pessoas vão sendo atendidas a bagunça vai se dissipando. Não sem antes todos terem de passar por uma outra fila única para retirar o número de peito pois a anterior foi só para retirar o chip descartável.

 
A largada, que estava marcada para as 08:30 hs, só acontece as 09:10 hs. Primeiro as mulheres e 5 minutos depois os homens. Saindo do ginásio de esportes e acessando a Avenida Dr. João Antônio Abdala. Logo de cara uma subida e depois uma longa descida e um trecho plano para depois mais duas longas subidas. No final delas já tínhamos alcançado pouco mais da metade prova e como recompensa, um posto de água. Pena que a água estava quente não ajudando a refrescar o calor muito forte devido ao sol e somado com os esforço das subidas.
 

 
Continuamos na mesma avenida acompanhados por alguns carros que desavisados seguiam os corredores. Faltando pouco mais de 1 km acessamos a Rua Pedro Domingues e a Avenida Professor Valter Ribeiro de Andrade até a chegada na Igreja de São Sebastião, no centro de Cajamar. Meu tempo foi de 33 minutos e 46 segundos para um percurso de 6,2 km.
 

 
Nesse ano não foi montado o pórtico de chegada. Apenas o tapete que marca o tempo de chegada. Ali mesmo entregamos o chip e recebemos a bonita medalha e mais um pouco de água em temperatura ambiente. Teve também um kit lanche com água, banana, maçã e uma barrinha de cereal. Como a largada foi num ponto e a chegada em outro houve a disposição dos corredores um ônibus para levar quem quisesse retornar até o ginásio de esportes.
 

 

Leia o relato da corrida do ano passado no link abaixo:

http://minhamedalha.blogspot.com.br/2014/01/22-corrida-de-sao-sebastiao-de-cajamar.html


 


sábado, 10 de janeiro de 2015

50ª CORRIDA SS DE FRANCO DA ROCHA


Depois de cumprir os pouco mais de 15K da São Silvestre seria de se imaginar que a missão no ano de 2014 estaria completa. Mas eis que aparece mais um desafio para completar o ano. A 50ª edição da Corrida SS de Franco da Rocha. Fico imaginando com meus botões o que seria o SS? Melhor deixar quieto para não arrumar confusão.



Franco da Rocha é um município localizado a 45 quilômetros da capital e tem uma população estimada em pouco mais de 130 mil habitantes. Faz divisa com Várzea Paulista, Atibaia, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Francisco Morato, Mairiporã, Caieiras e Cajamar. É servida por trens da CPTM nas estações de Franco da Rocha e Baltazar Fidélis, ambas da Linha 7 – Rubi. O município é famoso pelo Hospital Psiquiátrico do Juqueri. No dia 30 de novembro completou 70 anos de emancipação.



A inscrição para essa corrida foi um pouco confusa. Primeiramente foram abertas inscrições pelo site da Chip Timing, vindo inclusive confirmação da inscrição. Posteriormente recebi um email de cancelamento da inscrição e dizendo que eu deveria fazê-la pelo site da Corrida e Aventura mas as inscrições já estavam encerrados. Email vai, email vem e consegui formalizar minha inscrição nesse site.



Corrida simples, mas bem organizada. Não havia camiseta. A retirada do número de peito e chip descartável aconteceu no local da corrida antes da prova. Ali também pôde ser feita as ultimas inscrições presenciais para pegar as sobras de quem não compareceu. Foram pouco mais de 300 inscrições ao todo. O único ponto falho pra mim é que não houve fechamento de parte das vias utilizadas e na parte central da cidade os corredores correram sozinhos sem ninguém para acompanhar e fiscalizar a segurança dos corredores que tiveram que dividir espaço com carros e ônibus.



A largada aconteceu as 17 horas na esquina da Rua São João com a SP-023 Estrada do Governo. Seguiu pela Estrada do Governo até a estação de Franco da Rocha, Rua Cavaleiro Ângelo  Sestini, Rua Azevedo Soares, Avenida Sete de Setembro, Rua Cel. Domingos Ortiz (uma subida de mais de 1km), Avenida da saudade(passando pelo Cemitério Municipal), Rua Antônia Hernandes Greco, Rua Bruxelas, Rua Indalécio Pereira da Silva, Avenida Giovani Rinaldi, Avenida Governador Mário Covas e Estrada do governo até a esquina com Rua São João.



Durante toda a tarde a temperatura esteve acima dos 30°. Na hora da largada o sol se escondeu e a temperatura deu uma amenizada, chegando a cair um leve chuvisco durante a prova. Meu tempo foi de 41 minutos e 52 segundos para um percurso de 6,8 km. Nada mal para o calor que fez antes da prova e para quem correu pouco mais de 15 km de manhã.



Houve dois postos de água durante o percurso e outro na chegada. Ao invés de medalha, os corredores receberam um mini troféu muito bonito, feito de vidro. Os corredores receberam um também um kit com lanche de queijo e presunto, uma maçã, um suco de caixinha e uma barrinha de cereal. Em muitas provas pagas o lanche não chega aos pés desse.




E assim acabaram as corridas em 2014. Com essa prova foram 31 corridas disputadas nesse ano contra as 20 de 2012 e as 23 de 2013. Que venham muitas mais em 2015!