segunda-feira, 8 de junho de 2015

PARQUE CHICO MENDES - OSASCO


Domingo de sol que amanheceu frio, com temperatura na casa dos 18°. Muita vontade de correr porém nenhuma corrida agendada. O jeito foi improvisar e ir pra rua fazer um treino visando a próxima prova na semana que vem.  E como as corridas abriram oportunidade de conhecer pessoas e lugares novos, resolvi aproveitar para conhecer um lugar que pouco tempo atrás me chamou a atenção: o Parque Chico Mendes, em Osasco.



O Parque Chico Mendes fica na Rua Lázaro Suave no bairro City Bussocaba e foi criado em homenagem ao seringueiro e ambientalista assassinado em 1988. Possui uma área de 114 mil m², que foi doada ao município em 1969 e em 1991 tornou-se área de preservação ambiental. Dotado de um Núcleo de Educação Ambiental, cujas instalações datam do inicio do século XX e possuem grande valor histórico e cultural. Possui duas quadra esportivas cobertas e um campo de futebol society, viveiros de plantas, um lago com patos, peixes e tartarugas, um minhocário, um coreto e um playground, além de um número expressivo de árvores e abrigar a nascente do córrego Bussocaba. No parque funciona também o Projeto Equoterapia, sob a gestão da Secretaria de Educação que atende cerca de 150 pessoas portadoras de deficiência física e mental.



O parque funciona diariamente das 7:30 hs às 17:30 hs. Cheguei pouco antes da abertura. Alguns corredores já treinavam fora do parque e mesmo após a abertura continuavam correndo em volta do parque. Uma volta dentro e já deu para saber o porquê. Dentro do parque tem uma pista de corrida e caminhada mas não é muito longa. Cerca de 500/600 metros. Ela começa numa lateral do parque e termina na outra, passando pelos fundos, porém não completa uma volta.



Nesse ponto a área externa é mais atrativa. Dando uma volta inteira em torno do parque se completa 1.230 metros. Do lado direito  a subida é mais leve e no lado esquerdo, mais íngreme, e um pouco plano nos fundos do parque. E dentro do parque ainda estava acontecendo um evento religioso que atraiu muitas pessoas, o que em certo ponto atrapalha um pouco quem vai correr e tem que passar por um certo número de pessoas  e carros que vão e vem.



Então, voltei para o lado de fora e dei 5 voltas em torno do parque. Duas subindo pelo lado direito (subida mais leve) e três pelo lado esquerdo (subida mais íngreme) totalizando pouco mais de 6 km. Para quem quer treinar subida, a da esquerda é um bom treino. Para treinar o ideal é utilizar o lado externo. A pista é indicada para caminhadas.




O parque é um lugar agradável e tranquilo, muito bom para quem mora nos arredores e região. Infelizmente, pude perceber sujeira jogada no chão, principalmente frauda descartável. Não adianta ficar cobrando o poder publico se a população não faz a sua parte e jogar o lixo nas lixeiras é o mínimo que podemos fazer. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário