Na ultima 3ª feira, dia 1º de
julho, foi entregue mais 3,4 km de extensão de ciclovia que vai do Largo do
Paissandu ao terminal Amaral Gurgel, no centro de São Paulo. Como não estamos
tendo corridas aqui em São Paulo devido
a Copa do Mundo, resolvi pegar a magrela e fazer um test-drive no percurso.
Domingo ensolarado, porém frio no
período da manhã com temperatura na casa dos 20°. Peguei o trem e fui até a
estação Júlio Prestes para o inicio do meu itinerário. Bastante movimentação da
Guarda Civil Metropolitana devido a eventos que ocorriam na Sala São Paulo
evitando, assim, a presença dos usuários da cracolândia.
Resolvi primeiro usar um trecho
já existente. Dali fui em direção a estação da Luz pela Rua Mauá, acessei a
Avenida Cásper Líbero, Viaduto Santa Efigênia e Rua Boa Vista até a Praça da
Sé. Nesse trecho, além do cheiro forte de urina ainda tinha um carro
estacionado em plena ciclovia.
Da Praça da Sé, Rua Boa Vista,
Rua São Bento(onde alguns poucos cones lembram que ali passar bicicletas mas
tem que dividir o mesmo espaço com os pedestres sem haver separação), Viaduto
do Chá, Rua Barão de Itapetininga até a Praça da República.
Contornada a Praça da Republica
acessei o trecho novo na Avenida Vieira de Carvalho em direção ao Largo do
Arouche e terminal Amaral Gurgel. Em um certo trecho é necessário cuidado pois
o cruzamento é confuso e fluxo de carros é perigoso. No final da ciclovia, no
terminal Amaral Gurgel tem um banheiro publico cercado por grades e monitorado
por seguranças, sendo uma boa opção para os ciclistas.
Voltando ao Largo do Arouche
acessa-se a Avenida Duque de Caxias em direção a estação Júlio Prestes e Rua
Mauá. Nesse trecho é necessário muito cuidado nos cruzamentos (Avenida São
João, Avenida Rio Branco, etc...) pois a ciclovia fica a esquerda e os carros
tem cruzá-la para acessar essas vias.
Antes de encerrar o percurso
resolvi esticar o percurso e acessar o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, indo
até o Largo Padre Péricles e voltando. No total foram 16,7 km em pouco mais de
1 hora. Durante a maioria do percurso havia bastante policiamento. Apesar de alguns acertos que se fazem necessário esse novo trecho é
muito bem vindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário