domingo, 26 de janeiro de 2014

RUNNERSP VERGONHA


Neste sábado foi disputada a ½ Maratona de Mongaguá. No próximo post falarei da corrida. Hoje, porém, gostaria de deixar o meu repúdio e a minha revolta contra a RUNNERSP. Como uma expressa deseja organizar uma prova de 21 k, numa cidade praiana, em pleno verão com temperatura na casa dos 35° às 17 horas sem nenhuma estrutura.
 
Antes da prova vários corredores questionaram os organizadores sobre os postos de água. A respostada dada é que eles estavam verificando. Logo após a largada tinha um posto de água no km 2, porém água em temperatura ambiente, ou seja, quente.
 
O pior estava por vir. Os quilômetros foram passando e nada de um novo posto de água. Isso persistiu até perto do km 14. Ou seja, os corredores tiveram que percorrer 12 quilômetros embaixo de um sol muito forte, temperatura altíssima sem hidratação. E novamente água em temperatura ambiente.
 
Muitas pessoas passaram mal e tiveram que parar de correr e passaram a caminhar antes da metade da prova. A situação estava tão crítica que pessoas que pescavam na plataforma passaram a ceder sua água aos corredores. Outros pegavam água numa torneira ou com a ajuda de uma mangueira e passaram a jogar nos corredores para ver se aliviava a alta temperatura.
 
Alguns corredores que haviam levado dinheiro compraram água dos ambulantes que estavam na areia da praia. Um ou outro que encontrou algum conhecido acabou conseguindo água.  Eu, que estava com parentes hospedados perto do percurso, tive pegar meu celular e ligar para trazerem água para mim. Um verdadeiro absurdo.
 
Perto do km 14, o segundo posto de água. Nessa hora os organizadores já eram hostilizados pelos corredores que estavam enfurecidos. Depois disso mais três ou quatro postos de água, meu estado de exaustão não permitiu contar com exatidão, todas em temperatura ambiente.
 
Será que a RUNNERSP não tem nenhuma experiência para organizar uma corrida desse porte ou eles acharam que numa corrida as 17 horas no horário de verão os corredores não precisavam de água. E não foi nenhuma corrida de graça.
 
O mais interessante foi que o locutor da prova a todo instante lembrava aos corredores deveriam se hidratar devido ao calor. Só se fosse com a água do mar. Ou então deveria solicitar que cada levasse a sua água. Nem na chegada havia água suficiente. Quando cheguei a água já tinha acabado. Ainda bem que a Sabesp distribuía agua por perto. Lamentável!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário