domingo, 9 de fevereiro de 2014

PASSEIO CICLÍSTICO DE COMEMORAÇÃO ANO NOVO CHINÊS


Mais um domingo em São Paulo com temperatura elevadíssima e sol escaldante. Já que não tinha nenhuma corrida agendada o jeito foi fazer um belo passeio de bike em comemoração ao ano no chinês. Passeio promovido e realizado pela Associação Chinesa do Brasil no Memorial da América Latina na Barra funda.



O calendário chinês é lunissolar, ou seja, leva em consideração as fases da lua e a posição solar. O ano novo chinês começa na noite de lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Neste ano ele se iniciou no dia 30 de janeiro, pelo nosso calendário.



Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram. Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia Chinesa. Esse comemora-se o do Cavalo.



A entrega do kit contendo uma camiseta comemorativa e uma garrafa de água estava marcada para começar as 07 horas mas houve um grande atraso e a distribuição começou depois das 8 e meia. Formaram-se grandes filas.




A largada que seria as 08 horas já estava atrasada. E atrasou mais ainda com algumas cerimônias tradicionais chinesas, muito bonitas e só aconteceu quase as 10 horas, horário em que o sol já estava bem forte, após uma foto com os participantes e organizadores do evento.




Saindo do Memorial da América Latina, acessando a Avenida Pacaembu até o Estádio do Pacaembu, onde os ciclistas puderam passar pelo portão monumental e tirar fotos. Depois voltamos pelo mesmo caminho até o Memorial da América Latina, indo em direção a Avenida Antarctica, Rua Turiaçu, ruas do bairro das Perdizes e voltando para o encerramento no Memorial da América Latina, onde os ciclistas receberam um lanche.




O percurso de 11, 1 km demorou cerca de 1 hora e 20 minutos e foi escoltado por duas viaturas da CET além dos batedores contratados pela organização. Após o evento, todos os ciclistas puderam participar das outras atividades relativas a comemoração do Ano Novo Chinês.













Nenhum comentário:

Postar um comentário