domingo, 18 de maio de 2014

RUNNERSP


Em janeiro participei da Meia Maratona de Mongaguá e aconteceu aquela série de eventos que culminou como a pior corrida que participei. Relembrando: um calor de mais de 36° e falta de postos de água que poderiam ter causado acontecimentos muito graves com os corredores. Para mim, a partir do km 8 a corrida deixou de ser um prazer e passou a ser um martírio.


Conversei com várias pessoas sobre o acontecido e todas elas me disseram que o Sr. Fausto da RUNNERSP, a organizadora da prova, é uma excelente pessoa e isso me deixou cismado. Alguma coisa de muito sério deve ter ocorrido para que o caos tivesse chegado aonde chegou.


Dias depois da prova ele soltou um comunicado pedindo desculpas e se comprometendo a devolver o dinheiro a quem assim o desejasse. Eu fui o dos que solicitou esse reembolso e fui atendido. Segundo o Fausto, algumas cortesias foram distribuídas para quem quisesse disputar a 2ª Meia Maratona Ecológica de Revezamento.



Algum tempo depois vi o anúncio da 2ª Meia Maratona Ecológica de Revezamento e me interessei em participar mas confesso que, quando vi quem iria organizar a prova, fiquei preocupado e com um pé atrás. Mas venhamos e convenhamos, quantas corridas não participamos de organizadoras maiores e depois juramos que nunca mais correríamos provas dessas empresas???


Pois é, todas as empresas gigantes no ramo já cometeram seus erros e mesmo assim estão no mercado e nós corredores continuamos a disputar provas organizadas por elas. Um ou outro pode boicotar por um tempo mas não tem jeito. Se a gente parar de disputar provas dessas empresas vai chegar um momento que não teremos mais provas para disputar.



Resumindo, baseado no depoimento que várias pessoas deram sobre o Sr. Fausto e no intuito de ter uma segunda opinião sobre a organização da RUNNERSP, me inscrevi na 2ª Meia Maratona Ecológica de Revezamento e, mais que isso, consegui conversar com o Sr. Fausto e saber diretamente dele o que ocorreu naquele dia.


Não conhecia o Sr. Fausto pessoalmente. Vi ele algumas vezes nas corridas que participei e na USP uma vez, distribuindo panfleto de uma de suas corridas. Conhecia ele também por depoimentos de alguns amigos. Pessoalmente ele é uma pessoa humilde e não se opôs em nenhum momento em abordar os assuntos.

Segundo ele, foi contratada uma remessa de copos de água e um caminhão deveria efetuar a entrega na parte da manhã. Um procedimento normal. Porém, quando chegou a hora da entrega e o caminhão não chegou eles tentaram entrar em contato com a empresa e posteriormente com o motorista. A entrega vinha de São Paulo para Mongaguá.


Aí começou a toda a confusão. O motorista informou que o caminhão havia quebrado na serra e que estava aguardando o reparo. Para ele se tratava de uma entrega normal (para algum mercado), então não haveria pressa. Nisso já faltavam poucas horas para a corrida.



A poucas horas da corrida e num calor de mais de 36° onde arrumas água suficiente para a corrida? Suas equipe passou a correr em todos os mercados da região tentando obter a maior quantidade de água possível. Infelizmente para nós corredores a água só foi chegar com mais de uma de prova em temperatura ambiente perto do km 14.


Fazendo uma comparação entre as duas corridas pude perceber que não foi por ma fé o que aconteceu em Mongaguá. A prova no Parque Ecológico foi muito bem organizado, tendo postos de água mais do que o necessário, estava bem sinalizada e havia monitores em vários trechos do percurso. Todos estamos sujeitos a erros mas o principal e louvável é não se esconder e aprender com os eles.



Entre as corridas organizadas pela RUNNERSP podemos citar a 24 Horas de Corrida na Pista que acontece durante a Virada Esportiva e o Desafio de Revezamento 28 Praias em Ubatuba que acontecerá no próximo dia 06 de julho.






2 comentários:

  1. Muito legal sua postagem, não participei de nenhuma das duas provas mas tive amigos na Meia de Mongaguá e soube com detalhes do ocorrido. Aliás, foi a estreia em meia maratona do meu amigo Marcelo, imagina o que foi pra ele essa estreia.
    Que a RunnerSP continue aprendendo com o ocorrido nessa Meia e principalmente crescendo como uma organizadora que se preocupa com o corredor, diferentemente de outras tantas que sequer respondem as mensagens enviadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luiiz, blz? Agora, por exemplo, temos o caso da SX2 que estava (des)organizando a Maratona de Santo André e depois de muda a data da prova 3 vezes agora parece que vai adiar sem nenhuma explicação para quem já está inscrito. Já tentei contato mas eles simplesmente ignoram as mensagens. Abraços!

      Excluir