domingo, 4 de maio de 2014

2ª MEIA MARATONA ECOLÓGICA DE REVEZAMENTO


Depois de dois finais de semana sem correr, hoje participei da 2ª Meia Maratona Ecológica no Parque Ecológico do Tietê, no bairro de Engenheiro Goulart, na zona leste. Manhã de domingo com temperatura na casa dos 19°, com uma leve neblina no que foi se dissipando até o horário da largada.



O Parque Ecológico do Tietê foi inaugurado em 1982. Ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados, que vai desde a Barragem da penha e São Miguel ao município de Guarulhos. É considerado uma das grandes reservas ambientais do estado de São Paulo. Conta com um centro de educação ambiental, um centro cultural, um museu, biblioteca e um centro de recepção de animais silvestres, que abriga 2 mil animais apreendidos pelo IBAMA, policia florestal ou doados pela população. Em 2004 passou por um processo de revitalização.



 O kit contendo camiseta, número de peito e chip descartável pôde ser retirado no sábado das 13 as 17 hs e no domingo antes da prova. Para evitar correria e saber como chegar ao parque eu preferi retirar no dia anterior. A maioria das pessoas preferiu, por comodidade, retirar no dia da prova, o que causou um pouco de fila, principalmente quando chegava mais perto do horário de largada.



Toda estrutura e percurso dentro do parque. A prova foi disputada nas categorias solo (4 voltas de 5.287,5 m), dupla (2 voltas de 5.287,5 totalizando 10.575m) e quarteto( cada componente dando 1 volta de 5.287,5m), todas masculino, feminino e misto.  Antes da largada, aquecimento com aula de Zumba Fitness,



A largada aconteceu as 08:00 hs. Para mim que não conhecia o percurso, a primeira volta serviu como reconhecimento. Na largada o piso era de grama, um pouco molhada devido a umidade do sereno e da vegetação. Mais a frente, um trecho de cimento e depois cascalho com um pouco de areia, deixando o percurso meio “fofo”. Percurso todo plano e todos correndo praticamente juntos na primeira volta.



Na segunda volta e terceira volta os corredores foram se dispersando e pra quem fazia a categoria solo, o meu caso, as pernas foram pesando e o ritmo caindo devido ao piso “fofo” e cheio de cascalho. O sol já se fazia presente mas devido as árvores do parque mais da metade do percurso era na sombra.



Na quarta volta o corpo todo doía e os últimos kms foram um suplicio. Muito cansaço pelo esforço da corrida e de estar acordado a 20 horas no final da prova. Outro empecilho foi ter que desviar de ciclistas(muitas crianças) e corredores que vinham no sentido contrário, além das fezes dos quatis. Meu tempo foi de 02 horas e 25 segundos para um percurso de 21,6 km.




Nota 10 para a organização da prova a cargo da RUNNERSP(voltarei a esse assunto futuramente). Postos de água em três trechos do circuito(em cada uma das voltas) e na chegada. Após a corrida houve a entrega da bonita medalha e do kit pós-prova com torrone, barrinha de cereal e isotônico e banana.











2 comentários:

  1. Gosto do Parque Ecológico, pra treinar longos é uma maravilha porque o ar limpo e a natureza ao redor facilitam, além do percurso todo plano. Pra pedalar com a familia também é bacana.
    Parabéns pelo tempo, pelas condições a dificuldade foi aumentada, essa de ter ciclista na contramão é um problema mas acredito que não possa ser fechado o caminho porque no domingo o movimento no parque é grande.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luiz, blz? Apesar de ser uma prova plana o seu percurso engana... Quanto aos ciclistas, até que há um certo entendimento com os corredores e todos se respeitam. O maior problema é com as crianças pequenas que não tem tanto jogo de cintura e aí pode-se causar acidentes para elas e para os corredores. Abraços!

      Excluir