domingo, 22 de junho de 2014

MOTORISTAS X CICLISTAS X PEDESTRES



Todos sabemos que pedalar é uma excelente forma de atividade física. Fortalece a nossa musculatura, alivia o estresse, faz bem para o coração. Serve como diversão e socializa as pessoas. Hoje já é utilizado por cerca de 7% dos brasileiros como meio de transporte. É considerado pela ONU como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.

 
 
Na década de 50 com o advento da industrialização no Brasil os governos deram grande ênfase aos automóveis como meio de transporte. Industrias se instalaram por aqui e estradas foram construídas em detrimento da malha ferroviária que foi sendo abandonada aos poucos até ficar praticamente obsoleta nos dias atuais.

 
 
Com a busca pela melhora das condições de vida e uma maior valorização do meio-ambiente, o ciclismo começou a ganhar adeptos e virou “prioridade” dos nossos governantes. Ciclovias e ciclofaixas foram construídas, porém, sempre em menor quantidade do que o necessário.


 
Ainda há muito o que progredir mas hoje os ciclistas já se fazem ouvir e suas reivindicações já fazem parte das campanhas de muitos candidatos. Existe uma organização e a sociedade já os vê como parte integrante do dia-a-dia. Porém, o ciclista que antes atacava os motoristas como sendo os vilões da nossa época hoje também é alvo das pessoas.

 

Não é difícil encontrar relato, principalmente dos pedestres, sobre desrespeito e arbitrariedade cometidos pelos ciclistas, sobretudo quando estão em “bandos”. Uma das principais reclamações é de que os ciclista se dizem vítimas dos motoristas por serem indefesos mas fazem os mesmos com os pedestres.


                                     
 
Por ser motorista, ciclista e pedestre acho que devemos nos colocar em todas as situações para acabar com esse tipo de guerra. Nossa cidade e nossa vida não nos permite abrir mão totalmente dos automóveis. Fatores como a distancia, o relevo, o clima e a segurança, por exemplo, ainda nos fazem depender dos carros mas estamos aprendendo que sair às ruas para pedalar, caminhar e mesmo correr está fazendo parte cada vez mais constante dos nossos dias.

 

Se pararmos para pensar, não existe (ou não deveria existir) motorista, ciclista ou pedestre. Existe, sim, o ser humano. E basta apenas um pouco de educação e civilidade para todos convivermos em paz sem o mais forte sobrepujar o mais fraco.


 
 


 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário