segunda-feira, 7 de julho de 2014

NOVO TRECHO DE CICLOVIA NO CENTRO ENTREGUE SEMANA PASSADA


Na ultima 3ª feira, dia 1º de julho, foi entregue mais 3,4 km de extensão de ciclovia que vai do Largo do Paissandu ao terminal Amaral Gurgel, no centro de São Paulo. Como não estamos tendo  corridas aqui em São Paulo devido a Copa do Mundo, resolvi pegar a magrela e fazer um test-drive no percurso.


Domingo ensolarado, porém frio no período da manhã com temperatura na casa dos 20°. Peguei o trem e fui até a estação Júlio Prestes para o inicio do meu itinerário. Bastante movimentação da Guarda Civil Metropolitana devido a eventos que ocorriam na Sala São Paulo evitando, assim, a presença dos usuários da cracolândia.


Resolvi primeiro usar um trecho já existente. Dali fui em direção a estação da Luz pela Rua Mauá, acessei a Avenida Cásper Líbero, Viaduto Santa Efigênia e Rua Boa Vista até a Praça da Sé. Nesse trecho, além do cheiro forte de urina ainda tinha um carro estacionado em plena  ciclovia.



Da Praça da Sé acessei a Avenida Liberdade e fui até a estação São Joaquim. Dali voltei até a Praça da Sé e num determinado trecho dois rapazes empurravam um carrinho de ambulante fazendo com que os ciclistas tivessem que dividir a via com os carros. Outro empecilho são os pedestres que atravessam a rua não tomando cuidado se vem ou não bicicletas.



Da Praça da Sé, Rua Boa Vista, Rua São Bento(onde alguns poucos cones lembram que ali passar bicicletas mas tem que dividir o mesmo espaço com os pedestres sem haver separação), Viaduto do Chá, Rua Barão de Itapetininga até a Praça da República.



Contornada a Praça da Republica acessei o trecho novo na Avenida Vieira de Carvalho em direção ao Largo do Arouche e terminal Amaral Gurgel. Em um certo trecho é necessário cuidado pois o cruzamento é confuso e fluxo de carros é perigoso. No final da ciclovia, no terminal Amaral Gurgel tem um banheiro publico cercado por grades e monitorado por seguranças, sendo uma boa opção para os ciclistas.


Voltando ao Largo do Arouche acessa-se a Avenida Duque de Caxias em direção a estação Júlio Prestes e Rua Mauá. Nesse trecho é necessário muito cuidado nos cruzamentos (Avenida São João, Avenida Rio Branco, etc...) pois a ciclovia fica a esquerda e os carros tem cruzá-la para acessar essas vias.


Antes de encerrar o percurso resolvi esticar o percurso e acessar o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, indo até o Largo Padre Péricles e voltando. No total foram 16,7 km em pouco mais de 1 hora. Durante a maioria do percurso havia bastante policiamento. Apesar de alguns acertos que se fazem necessário esse novo trecho é muito bem vindo.   














Nenhum comentário:

Postar um comentário