sábado, 14 de dezembro de 2013

TREINO FINAL DE ANO NO PICO DO JARAGUÁ by 4any1


Neste sábado aconteceu mais um treino da 4any1, dessa vez no Pico do Jaraguá, na Trilha do Pai Zé. Foi o Treino de Fim de Ano, com distâncias de 4 km em trote moderado, 8 km ida e volta duas vezes, para quem está acostumado com corrida de montanha e caminhada. Local de muita vegetação, fazendo a temperatura ficar mais amena que o normal. Porém, durante o percurso, o sol logo deu as caras, deixando o dia muito bonito.




O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros. Situa-se a oeste da Serra da Cantareira. Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área. O acesso ao seu cume pode ser feito por uma via asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá) e através da Trilha do Pai Zé (1800 metros de extensão).




Como sempre morei perto do pico, foi um local que já subi muito de carro, de bicicleta e até a pé. Até pela trilha já fiz caminhada. Correndo foi a primeira vez. E foi uma experiência diferente. As subidas são acentuadas e o ritmo é forte. E quem pensa que a descida é melhor, ledo engano. É preciso muita atenção para não escorregar ou tropeçar nas armadilhas do caminho.




A concentração começou por volta das 08:30 hs e após algumas explicações e uma sessão de aquecimento os participantes foram divididos em dois grupos. Várias rodas se formaram e as pessoas foram colocando o papo em dia. Muitos contando em quais provas correrão amanhã.



 Os grupos largaram as 09:15 hs. Logo de cara você já se depara com uma subida bem  acentuada, para em seguida um pequena reta e várias subidas ao longo de percurso. Chega um momento que você só anda. No caminho, cruza-se com vários corredores, uns indo, outros voltando. O ponto positivo é que a trilha está muito bem cuidada, sem lixo jogado ao longo do caminho. Levei cerca de 30 minutos para completar o percurso de ida.




Depois de mais de 200 degraus, chegamos ao pé da torre e uma pausa para descansar, admirar a paisagem e tirar fotos. A vista da cidade lá de cima é linda. Ali podemos ver o quão grande é a nossa São Paulo. Quando criança era um dos passeios que mais gostava de fazer.



 Recuperado o gás, hora de descer. Alguns resolveram descer pela pista. Eu voltei pela trilha mesmo. E ali todo cuidado é pouco. Descidas fortes, escorregadias e com muitas raízes que podem provocar quedas. Além do perigo para os joelhos e tornozelos. A trilha é tão traiçoeira que um dos instrutores acabou levando um tombo, na grave felizmente. O tempo da descida foi de 16 minutos.




Em se falando da descida, uma menção ao meu Nike Resistance, que com seus 1400 km de serviços prestados, resistiu bravamente ao piso escorregadio e irregular da trilha. Nenhuma derrapada ou escorregão, além de continuar macio e confortável.




Na chegada, depois de 50 minutos, muita conversa, regada a isotônico, suco. Água, cerveja com limão, frutas e um gostoso lance de sanduíche de metro, para repor as energias.  Alguns se aventuraram a subir novamente mas a maioria preferiu ficar admirando a paisagem do Parque Estadual do Jaraguá. Houve ainda sorteio de brindes aos participantes.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário