domingo, 2 de março de 2014

PESQUISA DAS MEIAS MARATONAS 2014



A pouco tempo, o canal Futura colocou no ar um comercial que dizia que o que move a humanidade são as perguntas e não as respostas. Baseado nisso, na curiosidade que nos move é que resolvi participar da Pesquisa das Meias Maratonas dos alunos do curso de medicina da USP para corredores que fossem participar da Meia Maratona de São Paulo e Meia da Corpore..

 



Essa pesquisa fiquei sabendo através do colega Antonio Colucci no seu blog, no post do dia 7 de fevereiro. Segui todos os passos, mandei meus dados e pouco depois recebi uma ligação com explicações da pesquisa e se eu estava interessado.






 

A pesquisa serve de tese para o Doutorado e Mestrado de alunos do curso de medicina da USP. Tem o objetivo de estudar o perfil imunológico dos atletas com suplementação a base de Ômega 3, utilizando corredores de 25 a 50 anos. São 50 corredores que se inscreveram e serão divididos em três grupos, onde dois receberão dosagens diferentes da suplementação e o terceiro grupo receberá placebo.

 



O Ômega 3 é um tipo de gordura, conhecido com ácido graxo essencial, uma vez que é essencial para a manutenção e promoção da saúde. O corpo humano não é capaz de produzir o Ômega 3, tendo que obtê-lo através da alimentação.

 



A pesquisa será feita em etapas. Antes da Meia Maratona de São Paulo foram feitos os primeiros testes cardiopulmonar e coleta de sangue. Depois, novamente coleta de sangue, teste cardiopulmonar e inicio da ingestão de suplemento, que deverão ser tomados até a prova da Meia Maratona Corpore em abril.

 



Os custos e os ganhos dessa pesquisa são imensuráveis. A maior parte dos custos são financiados pelas entidades de fomento à pesquisa e pelas próprias universidades envolvidas(USP e UNICSUL) que tem interesse, tanto na divulgação dos resultados, como no aprendizado dos alunos. Mas, mesmo assim, muitas vezes, tanto os alunos quanto as demais pessoas envolvidos nessa pesquisa tem que desembolsar do próprio bolso para que o projeto não seja abandonado por falta de verba.


 

Para os atletas, além de colaborar com essa pesquisa, será muito importante porque receberemos um verdadeiro raio x de como está o nosso corpo, com exames detalhados antes, durante e após as corridas.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário